As organizações e serviços de saúde precisam de uma gestão assertiva a vários níveis para que funcionem corretamente. O MBA de Gestão de Organizações e Serviços de Saúde conta com a contribuição de académicos e profissionais de alto nível para que os profissionais de saúde estejam em boas mãos em toda a formação.
O curso tem como objetivo formar profissionais autónomos que tenham a capacidade de usar os conhecimentos avançados adquiridos ao longo das aulas na resolução de problemas complexos que surjam nos estabelecimentos de saúde.
A formação é orientada para a gestão nas instituições de saúde e gestão de cuidados de saúde, com todas as particularidades e especificidades.
As organizações e serviços de saúde precisam de uma gestão assertiva a vários níveis para que funcionem corretamente. O MBA de Gestão de Organizações e Serviços de Saúde conta com a contribuição de académicos e profissionais de alto nível para que os profissionais de saúde estejam em boas mãos em toda a formação.
O curso tem como objetivo formar profissionais autónomos que tenham a capacidade de usar os conhecimentos avançados adquiridos ao longo das aulas na resolução de problemas complexos que surjam nos estabelecimentos de saúde.
A formação é orientada para a gestão nas instituições de saúde e gestão de cuidados de saúde, com todas as particularidades e especificidades.
No final do MBA de Gestão de Organizações e Serviços de Saúde, será capaz de:
Planear adequadamente uma organização de saúde e gerir os recursos materiais e humanos da instituição.
Compreender as necessidades dos sistemas de saúde e tomar decisões que melhorem os processos dos serviços de saúde nacionais ou na Europa.
O curso de gestão de organizações e serviços de saúde destina-se a profissionais com experiência profissional licenciada e certificada na área da saúde. Médicos, farmacêuticos e enfermeiros que pretendam exercer funções de gestão em organizações de saúde podem encontrar as competências necessárias à posição neste MBA. O curso é geolocalizado em toda a Europa e compatível com profissionais que estejam a exercer a sua profissão e tenham pouco tempo disponível.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer os principais sistemas de saúde, seus fundamentos e especificidades; reconhecer as principais politicas de saúde em vigor em Portugal e na Europa; conhecer os principais agentes de saúde; conhecer os Conceitos fundamentais de Planeamento em Saúde e identificar necessidades e desafios.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer o sistema europeu do medicamento e dos dispositivos médicos; conhecer os principais regulamentos europeus do medicamento e dos dispositivos médicos; autorização de Introdução no Mercado de Medicamentos e Dispositivos Médicos; avaliação farmacoterapêutica de medicamentos e dispositivos médicos.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer os fundamentos da contabilidade e os principais mapas financeiros: balanço, balancete, demonstrações de resultados; conhecer os principais indicadores financeiros; determinar o valor de um projecto e avaliar decisões de investimento; conhecer conceitos fundamentais em finanças e economia: taxa de inflação, taxa de juros.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer os fundamentos da teoria das Organizações; aprender os fundamentaos da gestão da avaliação de desempenho; conhecer as principais teorias sobre liderança de equipas grandes e de equipas pequenas; conhecer a definição de inteligência emocional, como a desenvolver e promover no ambiente de trabalho; estratégias de TeamBuilding.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer os conceitos fundamentais em economia da saúde: Gestão de recursos escassos; Desafios Societários; Oferta e Procura em Saúde. Avaliação de Tecnologias da Saúde: Conhcer a Metodologia da Avaliação Farmacoeconómica das Tecnologias da Saúde; principais modelos de Avaliação de Tecnologias da Saúde; análise de Sensibilidade e Incerteza; tomada de decisão em Economia da Saúde.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer os principios fundamentais da Bioética; conhecer o funcionamento e base regulamentar das comissões de ética; conhecer os códigos deontológicos das principais profissões da saúde; conhecer o papel da Entidade Reguladora da Saúde; conhecer as principais leis e diplomas legais relacionados com a saúde e a responsabilidade em saúde.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer os fundamentos do marketing aplicado à saúde; elaborar Planos de Marketing aplicados à saúde; conhecer os fundamentos da comunicação em saúde: comunicação oral, escrita e cibernáutica; conhecer as principais politicas de qualidade em saúde; conhecer e saber interpretar as principais regulamentações da Qualidade em Saúde.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer os novos desafios societários, patologias emergentes e tecnologias da saúde disponíveis; compreender a necessidade de planear resposta aos novos desafios em saúde; avaliar respostas aos planos de saúde elaborados.
Os estudantes deverão conhecer a lei e os regulamentos em vigor relacionados com a investigação clinica. Deverão aprender a desenhar, implementar e avaliar estudos de investigação clinica. Deverão conhecer as principais metodologias estatisticas e epidemiologicas e os fundamentos da escrita cientifica.
Esta unidade curricular consiste em seminários, leccionados por reputados especialistas na área da saúde, sobre temas atuais e de aplicação dos conhecimentos leccionados nos módulos anteriores por forma a que o aluno tenha oportunidade de contactar com experiências de mundo real e a com a visão dos referidos especialistas.
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
©2022. UFP - Todos os direitos reservados.