A formação em Administração Escolar e Administração Educacional tem como objetivo preparar professores e outros profissionais para exercerem funções de administração, direção, gestão e coordenação em escolas, bem como em organismos de administração escolar ou outros com funções relacionadas com a área da educação.
As aulas são administradas por profissionais experientes nas áreas que lecionam e estão organizadas de modo a que o aluno adquira competências de análise crítica, formação, supervisão, avaliação, liderança, comunicação, entre outras, que o irão preparar para os desafios que o esperam em contexto real.
Esta formação também capacita os profissionais na implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação e em áreas como Gestão de Recursos, Direito Administrativo e Direito do Trabalho.
As competências desenvolvidas pelos profissionais ao longo do curso poderão interessar a instituições de ensino público ou privado, dos vários níveis de ensino: pré-escolar, básico, secundário ou superior.
Integrar uma carreira de gestão e administração escolar, identificar, avaliar e consolidar a eficácia das aprendizagens, visando o sucesso educativo; liderar e garantir o cumprimento do Projeto Educativo de Escola.
Desenvolver iniciativas com o propósito de implementar atividades extracurriculares; colaborar em iniciativas com a comunidade educativa e sensibilizar a mesma para a resolução de problemas relacionados com a inclusão de todos os alunos sem excepção.
Conseguir exercer os papéis de diretor, assessor, gestor ou formador em qualquer instituição de ensino público ou privado, tanto em Portugal como em instituições estrangeiras.
Avaliar as diferentes áreas de um estabelecimento e encontrar ações específicas que conduzam à melhoria. Terá as competências necessárias para transformar o estabelecimento num espaço mais inclusivo e organizado, onde os alunos e professores se sintam felizes e ao qual queiram pertencer.
O curso de administração escolar e administração educacional é destinado a professores, psicólogos, técnicos de serviço social ou outros profissionais de áreas relacionadas com a educação, que pretendam adquirir as competências necessárias para o exercício de funções de direcção e administração em estabelecimentos de ensino, bem como de supervisão, avaliação e consultadoria.
Com esta unidade pretende-se conhecer o enquadramento jurídico do sistema de ensino nas suas diversas vertentes e aprofundar temas como as questões éticas na função educativa, os fundamentos constitucionais da educação e as noções básicas de direito essenciais para a compreensão da estrutura normativa que regula a organização do sistema educativo.
Compreender o conceito de currículo; entender como o currículo pode ser um produtor de desigualdades ou oportunidades, perspetivar o Currículo de uma forma crítica, na sua relação com a ideologia, a cultura e o poder; desenvolver atitudes de reflexão e análise critica face ao ato educativo; discutir e investigar temas específicos das teorias sobre o currículo e sua implicação na prática pedagógica; distinguir operacionalizando um currículo, um plano e uma programação tendo em conta a heterogeneidade de uma sala de aula
A abordagem crítica dos diversos modelos pedagógicos é uma condição fundamental para o desenvolvimento de competências que sustentem a estruturação de respostas curriculares em função da diversidade, interesses e necessidades dos alunos. Nesta variedade de modelos, é importante a sua abordagem na perspetiva de melhor os adequar ao contexto e às dinâmicas dos processos de ensino-aprendizagem.
Conhecer a evolução das ideias e do pensamento político em educação; conhecer as políticas educativas reformistas, através dos seus momentos marcantes; analisar os conceitos básicos de Educação como pressupostos de compreensão da Política Educativa; compreender a organização educativa enquanto sistema; reconhecer que as Políticas Educativas atuais, subordinadas à conceção política do Estado, descentralizam e transferem determinados aspetos do Sistema Educativo; descrever as linhas gerais e os objetivos a conseguir, desenhados pela Política da Educação nos Sistemas Educativo; conhecer as diretrizes da Política da Educação sobre os Sistemas Educativos, a fim de proporcionar a formação integral dos cidadãos dotando os países sistemas de educação com qualidade.
Pretende-se incentivar a reflexão, a autoformação e a prática de investigação, que possibilite a aquisição de competências e saberes que favoreçam a administração das escolas e a sua gestão, adequando-a às novas realidades.
Nesta UC pretende-se aprofundar quadros de atualização teórica e metodológica, estimular a reflexão no domínio da avaliação externa e interna das organizações educativas e problematizar dispositivos e instrumentos de avaliação do desempenho docente.
Reconhecer a necessidade do líder se posicionar perante as tomadas de decisão como um profissional reflexivo; refletir sobre as competências que os líderes devem deter relativamente à gestão e administração nas organizações; reconhecer a necessidade de melhorar a qualidade da organização: gestão vs liderança; refletir sobre a importância da criação de equipas nas organizações; contactar com as competências comunicacionais visando uma comunicação eficaz nas organizações.
A UC pretende contribuir para proporcionar um nível de conhecimentos médio nas áreas de gestão orçamental, financeira e contabilidade, com especial destaque na contabilidade pública e administração Escolar.
Analisar, Identificar, Caracterizar os contextos (atores, organizações, comunidades) que contribuem para o desenvolvimento de projetos pedagógicos de qualidade; desenvolver competências colaborativas de intervenção nos territórios educativos a partir da utilização dos seguintes conceitos chave: identificar necessidades, descrever objectivos, definir prioridades, construir o projeto, estruturar recursos, verificar impactos, avaliar.
Conceber e desenhar um projeto de investigação educacional e argumentar sobre a sua oportunidade e exequibilidade, garantindo um posicionamento ético; distinguir e selecionar tipos de desenho de estudos empíricos de suporte a investigação científica.
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
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