Pós-graduação 100% On-line

Administração Escolar e Administração Educacional

Data de inscrição

até 22 de Abril de 2024

Data de início

29 de Abril de 2024

Investimento

€ 3.500,00

Duração Full Time

10 meses

Duração Part Time

20 meses

A formação em Administração Escolar e Administração Educacional tem como objetivo preparar professores e outros profissionais para exercerem funções de administração, direção, gestão e coordenação em escolas, bem como em organismos de administração escolar ou outros com funções relacionadas com a área da educação. 

As aulas são administradas por profissionais experientes nas áreas que lecionam e estão organizadas de modo a que o aluno adquira competências de análise crítica, formação, supervisão, avaliação, liderança, comunicação, entre outras, que o irão preparar para os desafios que o esperam em contexto real.

Esta formação também capacita os profissionais na implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação e em áreas como Gestão de Recursos, Direito Administrativo e Direito do Trabalho.

As competências desenvolvidas pelos profissionais ao longo do curso poderão interessar a instituições de ensino público ou privado, dos vários níveis de ensino: pré-escolar, básico, secundário ou superior.

No final será capaz de

Integrar uma carreira de gestão e administração escolar, identificar, avaliar e consolidar a eficácia das aprendizagens, visando o sucesso educativo; liderar e garantir o cumprimento do Projeto Educativo de Escola.

Desenvolver iniciativas com o propósito de implementar atividades extracurriculares; colaborar em iniciativas com a comunidade educativa e sensibilizar a mesma para a resolução de problemas relacionados com a inclusão de todos os alunos sem excepção.

Conseguir exercer os papéis de diretor, assessor, gestor ou formador em qualquer instituição de ensino público ou privado, tanto em Portugal como em instituições estrangeiras.

Avaliar as diferentes áreas de um estabelecimento e encontrar ações específicas que conduzam à melhoria. Terá as competências necessárias para transformar o estabelecimento num espaço mais inclusivo e organizado, onde os alunos e professores se sintam felizes e ao qual queiram pertencer.

Público-alvo

O curso de administração escolar e administração educacional é destinado a professores, psicólogos, técnicos de serviço social ou outros profissionais de áreas relacionadas com a educação, que pretendam adquirir as competências necessárias para o exercício de funções de direcção e administração em estabelecimentos de ensino, bem como de  supervisão, avaliação e consultadoria. 

Conheça os módulos, carga horária e conteúdos.

Perguntas frequentes

  • Diploma ou certificado de habilitações;

  • Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);

  • Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável

  • Curriculum Vitae (Modelo Europass);

  • Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV

  • Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);

Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)

 

Observações:

– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.

O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.  

Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos. 

NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.

Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos. 



A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.

A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.