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A segurança dos sistemas, redes e informações (cibersegurança) é cada vez mais uma necessidade básica para as empresas e instituições em Portugal e no mundo.
O curso de Engenharia Informática com Cibersegurança tem como objetivo a formação técnica e científica dos seus alunos, para que se tornem especialistas em cibersegurança e mantenham a segurança das empresas com que trabalham.
Os alunos serão desafiados em diversos momentos ao longo da formação, com o objetivo de desenvolverem a sua capacidade de resolução de problemas complexos e de aprenderem a explorar e resolver vulnerabilidades dentro dos sistemas das empresas. Os profissionais terão as competências necessárias para atuar em momentos de crise ou prevenção.
Após a conclusão, o aluno estará apto a resolver problemas complexos e será capaz de projetar e implementar sistemas de proteção. Será, ainda, capaz de desenvolver sistemas de informação, sistemas com inteligência artificial e softwares (sequências de instruções capazes de executar tarefas específicas).
Os profissionais que concluírem a pós-graduação em Engenharia Informática com Cibersegurança serão uma mais valia para empresas de qualquer setor de atividade e podem alcançar cargos elevados dentro de empresas em Portugal ou na Europa.
Implementar o conhecimento adquirido ao longo do curso e melhorar a segurança das redes, sistemas informáticos e informação. O profissional também será uma mais valia para qualquer empresa devido à sua capacidade de usar os recursos de cibersegurança para detetar possíveis ameaças e dar uma resposta adequada, tanto em equipa como de forma autónoma.
Profissionais que pretendam atuar na área de engenharia informática e que tenham especial preocupação com a segurança dos sistemas e redes (cibersegurança). Os alunos podem ser licenciados em áreas relacionadas à engenharia informática ou áreas de tecnologia e não precisam de experiência prévia.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar e ser capaz de utilizar técnicas recentes e avançadas em controlo de concorrência, gestão de memória, recuperação e disponibilidade; analisar e otimizar código transacional, identificando as causas de possíveis anomalias e corrigindo-as; identificar limitações do Modelo Relacional em algumas situações; analisar, descrever e utilizar outros modelos que não o Relacional; analisar, comparar e avaliar modelos e arquiteturas diferentes em diferentes contextos.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: descrever as diferentes abordagens/áreas da IA; descrever e aplicar algoritmos básicos de IA; descrever e aplicar algoritmos de aprendizagem automática; utilizar em casos concretos aprendizagem profunda em casos de classificação e de regressão.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar e comparar as principais características e tecnologias aplicadas em sistemas ubicomp; descrever as tecnologias de comunicação sem fios na base dos sistemas ubicomp; identificar e comparar os protocolos, redes e serviços utilizados em sistemas ubicomp; utilizar micro-controladores, sensores e actuadores na prototipagem de sistemas ubicomp; combinar tecnologias de comunicação sem fios e plataformas de serviços na integração e automação de sistemas ubicomp.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: definir a arquitetura de uma aplicação web e os seus componentes; definir, justificar e escolher as tecnologias para cada componente da aplicação; demonstrar aplicação de métodos de análise de código, e de desempenho de aplicações; aplicar técnicas de programação adaptadas a grandes projetos; descrever e aplicar técnicas de acessibilidade, internacionalização e localização.
Esta unidade curricular tem como objetivo estudar particularidades da transmissão de dados em redes sem fios e os protocolos de comunicação sem fios mais relevantes. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: descrever a evolução e tendências de utilização dos protocolos de redes sem fios; identificar as limitações e contra medidas usadas em redes de comunicação sem fios; descrever os mecanismos de multiplexagem e acesso ao meio.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: gerir, planear, desenhar e desenvolver todo o projeto de um sistema; definir os componentes da arquitetura de um sistema – Escolher as ferramentas de desenvolvimento adequadas; desenvolver todo o sistema, tanto na vertente do código como na documentação de toda a aplicação; definir um plano de automação de testes e qualidade de software; perceber os conceitos de integração, entrega e implementação contínua.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar como se concebem, se implementam e se avaliam sistemas de interação e de interface apoiados em tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de aplicações e serviços em organizações; aplicar técnicas e de compreender o contexto da sua utilização, nomeadamente considerando diferentes tipos de sistemas de computador, desde sistemas SCADA até ao uso da World Wide Web.
Esta unidade curricular tem os seguintes objectivos de aprendizagem: identificar os fatores da segurança; analisar, propor e aplicar medidas de segurança; descrever o funcionamento de algoritmos simétricos; descrever o funcionamento de algoritmos assimétricos; analisar a aplicação de protocolos criptográficos; identificar o funcionamento de ataques a algoritmos; aplicar conceitos de segurança no desenvolvimento de aplicações; identificar medidas de segurança em aplicações web; descrever os princípios da auditoria informática.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar as principais características e tecnologias de aplicações móveis, com destaque para a plataforma Android; comparar as principais ferramentas de desenvolvimento de apps; desenhar apps em função dos principais aspectos que influenciam a sua arquitectura
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identifcar ciber-ameaças, ciber-ataques, e correspondentes contramedidas, compreender como eliminar ou reduzir vulnerabilidades, e compreender como desenvolver sistemas seguros.
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
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