O setor dos Recursos Humanos é um campo de transformação constante, e dado que recentemente houve uma reconfiguração dos espaços de trabalho e uma mudança em relação ao conceito de emprego, este setor tornou-se mais complexo e exigente dentro das organizações.
Neste contexto, o MBA em Gestão de Recursos Humanos está organizado em 10 módulos da área científica de Gestão que permitirão o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e comportamentais relacionadas com a gestão dos recursos humanos, capacitando os alunos para enfrentar contextos de trabalho mais complexos e rigorosos.
Ao longo do programa, o aluno irá aprofundar conhecimentos prévios sobre esta área de atividade, o que lhe permitirá ocupar diferentes posições dentro de uma empresa e lhe proporcionará melhores condições de empregabilidade não só a nível nacional, mas também internacional.
Recrutamento e seleção, gestão e desenvolvimento de competências, avaliação de liderança e desempenho, gestão administrativa, técnica e estratégica de recursos humanos são algumas das saídas profissionais que podem ser alcançadas através do curso.
Enfrentar os novos desafios da gestão empresarial focados nos recursos humanos, através das competências conceptuais, técnicas e interpessoais adquiridas ao longo do curso.
Reconhecer boas práticas de gestão de recursos humanos, formular e implementar estratégias eficazes dentro das equipas, de forma a garantir o sucesso da organização.
Este curso destina-se a alunos com formação em diferentes cursos relacionados com engenharia, saúde ou educação e que procurem expandir os seus conhecimentos e a sua experiência profissional na área dos recursos humanos.
Destaque-se que, para frequentar este MBA, não é necessária experiência de trabalho anterior em funções de gestão.
Objetivos/competências:
Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, os formandos sejam capazes de: aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real; comunicar as suas conclusões –e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes–quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações.
2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização.
2.2. Taylorismo e standartização.
3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”.
3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam.
3.2. Organizações ambidestras.
3.3. Plataformas e ecosistemas.
4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações
5. Gestão da inovação nas organizações.
Objetivos/competências:
Identificar e reconhecer o impacto que as mudanças económicas e sociais têm no contexto de trabalho; discutir a relevância de criar locais de trabalho saudáveis, autênticos e felizes para que os colaboradores se comprometam com a cultura e visão organizacionais; aplicar técnicas da prática de coaching ao desenvolvimento de pessoas; conceber e avaliar programas de formação.
Conteúdos:
1. Identificar e reconhecer o impacto que as mudanças económicas e sociais têm no contexto de trabalho;
2. Discutir a relevância de criar locais de trabalho saudáveis, autênticos e felizes para que os colaboradores se comprometam com a cultura e visão organizacionais;
3. Aplicar técnicas da prática de coaching ao desenvolvimento de pessoas;
4. Conceber e avaliar programas de formação.
Objetivos:
Este módulo tem como objetivo permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.
Competências:
Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos:
1. Definições e Função da Pesquisa de Mercado e da Inteligência Competitiva.
2. Pesquisa Qualitativa.
3. Medição e Escalas de Medição.
4. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança.
5. Os Questionários.
6. Análise de Dados (SPSS)
Objetivos/competências:
Abordar as principais temáticas do Direito do Trabalho em contexto empresarial: princípios do Direito do Trabalho e da relação laboral; o contrato de trabalho e as relações individuais de trabalho; as vicissitudes da relação de trabalho; as formas de cessação de trabalho e as relações coletivas de trabalho. Globalmente, pretende-se que os alunos compreendam a tripla dimensão – teórica, ética e aplicada – no domínio do trabalho. Para tal, considera-se que os alunos deverão desenvolver competências diversas: Competências Instrumentais, de análise e síntese, de aquisição de conhecimentos específicos da área científica, de comunicação oral e escrita, de gestão de informação (capacidade para procurar e analisar informação de várias fontes), de resolução de problemas, de competências Interpessoais, de crítica e de autocrítica, de comunicação interdisciplinar, de competências Sistémicas, de aplicação de conhecimentos na prática e de adaptação a novas situações
Conteúdos:
1. Evolução do Direito do Trabalho; o contrato de trabalho;
2. os sujeitos da relação de trabalho; a prestação de trabalho: as funções, o local, a retribuição, determinação e modificação; suspensão e cessação do contrato de trabalho;
3. O Contrato de trabalho e outras figuras contratuais semelhantes.
4. Elementos do contrato de trabalho: funções, local, retribuição, duração e direitos e deveres essenciais inerentes à relação.
5. A suspensão do contrato de trabalho.
6. Cessação do contrato de trabalho.
7. As relações coletivas de trabalho e a sua importância no contexto empresarial. A negociação coletiva.
Objetivos/competências:
Identificar, caracterizar e compreender o triângulo da conduta humana – cérebro, face e emoção – através do exercício das competências cognitivas e afetivas em diversos contextos psicossociais, e promovendo o desenvolvimento do alfabeto emocional.
Conteúdos:
(1) Inteligência emocional
. Fenómeno complexo e multidisciplinar
. Da taxonomia à cartografia
. A arquitetura básica
– Definição
– História
– Função
– Implicação
– Aplicação
(2) O Cérebro
. A neuropsicofisiologia e a mensuração
. A neurociência emocional
. A teoria quadri
. O cérebro emocional
. O cérebro facial
. Do cérebro à face: a viagem da inteligência emocional
. As sinapses neurofaciais
. A homeostasia, os biomarcadores e os correlatos neurofaciais
. Consciência, memória e perceção
(3) A Face
. A ciência da face
. O alfabeto facial
. A inteligência facial
. O atlas da face
. Faceoma humano
. F-M Facial Action Coding System 4.0 (F-M FACS 4.0)
. F-M Facial Inteligence Coding System 2.0 (F-M FICS 2.0)
(4) A emoção
. A ciência da emoção
. O alfabeto emocional
. As 8 emoções básicas
. F-M Periodic Table of 8 Basic Emotions (F-MT8BE)
. F-M Spiral Model of Basic Emotions (F-MSMBE)
– Da universalidade à influência cultural
. 4 pilares de competência (Identificar, Reconhecer, Regular e Usar)
. A motivação emocional
. A comunicação emocional
. A função dual emocional: expressividade e regulação
. As variáveis moderadoras
– A empatia
. Tipologia empática (instintiva e cognitiva)
Objetivos/competências:
Discutir a importância e o propósito das várias etapas do processo de seleção de pessoas; identificar e caraterizar diferentes tipos e fontes de recrutamento; identificar e caraterizar diferentes métodos de seleção; discutir a prática de diferentes estratégias de acolhimento e integração de pessoas.
Conteúdos:
1. Preparação do processo de seleção: Descrição da função e definição do perfil técnico e psicológico.
2. Recrutamento: Importância e objetivo; tipos e fontes de recrutamento.
3. Seleção: Importância e objetivo; métodos.
4. Acolhimento e integração: Importância, objetivo e estratégias.
Objetivos/competências:
Compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade e desenvolvimento da função qualidade; conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas com recurso a programa de software; interpretar os desafios na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência.
Conteúdos:
1. Organização e Gestão da Qualidade, conceitos e teorias
2. Ferramentas Clássicas da Qualidade
3. Qualidade Total
Objetivos/competências:
Dar a conhecer alguns aspetos do fenómeno comunicacional sob o ponto de vista internacional ou psicossocial; permitir que os formandos, saibam o que é a comunicação a partir dos fundamentos básicos da escola de Palo Alto (atos de comunicação); dar a entender os postulados ou princípios básicos presentes nos atos comunicacionais; entender a noção de self e o seu papel na comunicação; a importância da perceção nas relacões interpessoais; a importância da comunicação não verbal em contextos interativos; os aspetos verbais da interação humana; a comunicação interpessoal e as suas diversas dimensões e contextos interacionais; as relações intimas : os contextos profissionais.
Conteúdos:
1. Introdução geral
a) Fundamentos básicos
b) Preliminares da comunicação humana
c) Princípios da comunicação (Escola de Palo Alto)
d) O self na comunicação
e) A Perceção na comunicação
f) Escuta
2. A Linguagem verbal e as interações sociais
a) Preliminares da linguagem verbal
b) Barreiras a comunicação verbal
c) Princípios da comunicação verbal
d) Aspetos sociais da comunicação verbal
3. A Comunicação não verbal
a) Preliminares da comunicação não verbal
b) A comunicação corporal
c) O espaço, o território e a comunicação através do toque
d) O olhar na comunicação
e) As expressões faciais
f) Paralinguagens e o tempo na comunicação
4. A comunicação interpessoal
4.1. O desenvolvimento de capacidades comunicacionais
4.2. A abordagem humanista
Objetivos/Competências:
Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo no contexto organizacional; demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos organizacionais; ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto organizacional; ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva; revelar capacidade de comunicação oral e escrita.
Conteúdos:
1. Negociação como oportunidade de gestão construtiva de conflitos: natureza, tipos e competências de negociação.
2. Estratégias de relacionamento negocial: teoria e prática.
3. Modelos estratégicos de negociação eficaz: estratégias, táticas e manobras.
4. Negociação racional e inteligência emocional: limitações irracionais à eficácia negocial
Objetivos:
Compreender e integrar conceitos, modelos e teorias no domínio da Psicologia da Saúde Ocupacional; adquirir e integrar métodos, técnicas de avaliação e intervenção nos sistemas de trabalho; selecionar métodos e técnicas apropriados de avaliação do comportamento dos sistemas de trabalho; dominar os métodos e técnicas de avaliação e intervenção nos riscos psicossociais; saber avaliar e intervir nas características psicossociais da atividade de trabalho; apacidade de comunicação interpessoal e intergrupal e interdisciplinar; demonstrar uma atitude de mediação organização e de interface com os diferentes interlocutores.
Competências:
(i) Saber aplicar os modelos de estratégicos de intervenção em saúde ocupacional;
(ii) Saber operacionalizar e aplicar os métodos e técnicas de avaliação e intervenção nos riscos psicossociais;
(iii) Saber aplicar uma abordagem de resolução de problemas no diagnóstico de problemas de saúde ocupacional;
(iv) Saber identificar soluções para a resolução dos problemas identificados;
(v) Desenvolver e operacionalizar programas de intervenção para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Conteúdos:
1. Psicologia e Saúde Ocupacional: conceitos e teorias
2. Modelos de avaliação e intervenção nos contextos de trabalho: entre a teoria e a prática
3. Avaliação dos riscos psicossociais: métodos e técnicas
4. Desenvolvimento e promoção da saúde e do bem-estar no trabalho”
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
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