Numa economia globalizada e num ambiente caracterizado pela volatilidade, turbulência, imprevisibilidade e intensa rivalidade, existem fatores essenciais para o crescimento económico sustentável e duradouro das organizações, tais como a ciência & tecnologia, o design, a inovação e o Marketing.
Neste contexto competitivo, a adoção de uma orientação para o mercado e de uma estratégia de marketing são condições essenciais para a sobrevivência e a competitividade das organizações. O Marketing promove a aproximação entre o consumidor e a tecnologia e assume-se como uma ferramenta crítica de competitividade, permitindo adequar o produto à medida das necessidades e desejos do consumidor, promovendo a sua satisfação e a lealdade, contribuindo para a edificação da identidade e da imagem corporativa da organização.
O MBA em Marketing está estruturado em 10 módulos, que permitirão aos alunos desenvolver competências concetuais, técnicas e relacionais para responder de forma ativa e criativa aos desafios que afetam o exercício da função de marketing nas organizações.
Assim, o curso visa formar profissionais de marketing, focando-se no ensino de técnicas essenciais para identificar as necessidades dos clientes, antecipar o seu comportamento, ao mesmo tempo que contribui para a satisfação do consumidor e, consequente, rendibilidade da empresa.
Aplicar as competências conceptuais, técnicas e interpessoais adquiridas, para enfrentar os atuais desafios de marketing em empresas nacionais e internacionais, da mesma forma que será capaz de desenvolver e implementar estratégias de marketing com o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio.
Trabalhar em organizações de diferentes dimensões e setores, bem como em diferentes áreas (direção de marketing, gestão de produtos, gestão de marca, gestão de mercados, comunicação…), o que garante inúmeras e distintas oportunidades de trabalho neste sector em todo o mundo.
Recomendado para alunos com formação em diferentes áreas cientificas, desde a engenharia, saúde, comunicação, gestão, economia, educação, e que aspiram a progredir na carreira, sem necessidade de experiência prévia em funções de gestão ou marketing, bem como para aqueles que procuram uma nova oportunidade de carreira profissional.
Objetivos/competências:
Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, os formandos sejam capazes de: aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real; comunicar as suas conclusões–e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes–quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações.
2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização.
2.2. Taylorismo e standartização.
3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”.
3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam.
3.2. Organizações ambidestras.
3.3. Plataformas e ecosistemas.
4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações
5. Gestão da inovação nas organizações.
Objetivos e Competências:
O Marketing tem vindo a passar por processos de transformação profundos, motivados pela complexidade do presente, sua velocidade e diluição dos paradigmas. O que hoje parecem serem verdades absolutas, deixam de existir amanhã. Todo este ambiente tem interferência direta no Marketing digital, desde logo na elaboração e manutenção dos planos de marketing, antes desenhados para vários anos, mas que agora se encurtaram de forma clara. A quarta Revolução Industrial, com início em finais do século passado, assente na economia digital, está a transformar indelevelmente a forma como produzimos, consumimos e comunicamos. O impacto destas tecnologias veio transformar todas as variáveis do Marketing Mix, exigindo novos saberes e competências para todos quantos exercem o Marketing, nos mais variados domínios. Esta Unidade Curricular visa fazer um enquadramento geral ao Marketing Digital, contextualizando mudanças, dinâmicas e novos olhares, tendo a empresa como base essencial. Pretende-se, assim, desenvolver competências capazes de dar respostas adequadas aos dia-a-dia da marca.
Objetivos:
1. Adquirir a capacidade de compreensão do Marketing atual, moldado pelas novas tecnologias digitais;
2. Estimular a aplicação de conhecimentos conducentes a uma prática do Marketing Digital;
3. Reconhecer o importante papel das do Marketing digital na resolução de problemas da empresa, marca, produto ou serviço
4. Adquirir competências de análise que permitam aos alunos adquirir e transmitir informação, ideias e soluções na área do Marketing Digital.
5. Adquirir competências práticas que incentivem a sua continuidade e desenvolvimento futuro.
Contéudos:
1. Novas tecnologias e impacto no Marketing
2. Blended marketing: dualidade offline e online
3. Marketing digital e Inteligência Artificial (AI)
4. Plano de Marketing digital
5. Canais digitais e ferramentas do Marketing Digital
6. Website e loja online
7. Otimização e métricas digitais
Objetivos:
Este módulo tem como objetivo permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.
Competências:
Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos:
1. Definições e Função da Pesquisa de Mercado e da Inteligência Competitiva.
2. Pesquisa Qualitativa.
3. Medição e Escalas de Medição.
4. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança.
5. Os Questionários.
6. Análise de Dados (SPSS)
Objetivos/competências:
O módulo visa promover conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de produtos e marcas, incluindo o planeamento estratégico de marketing. Compreender o conceito de gestão de produto e marca; Compreender a importância estratégica da comunicação da marca e o seu papel no desenvolvimento da vantagem competitiva nas mentes do público-alvo; Compreender e aplicar o conceito de Brand Equity; Implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design; Saber como implementar e desenvolver uma estratégia de construção e comunicação de marca .
Conteúdos:
1. Enquadramento da Gestão de produtos e marcas na estratégia de marketing
2. Gestão da carteira de produtos e marcas
3. Identidade e imagem de marca
4. Brand Equity e modelos de avaliação de brand equity
5. Construção do Sistema de Identidade de marca
6. Estratégias e políticas de evolução das marcas
7. Comunicação de marcas
Objetivos/competências:
A crescente globalização dos mercados comporta novos desafios à internacionalização das estratégias das empresas . Espera-se que os alunos compreendam a formulação da estratégia global da organização e como ela pode acolher e integrar o processo de internacionalização, escolhendo a modalidade de entrada nos mercados internacionais e as consequentes adequações nas estratégias e operações de marketing internacional
Conteúdos:
1. Os desafios da globalização e o seu impacto nas atividade das organizações e no marketing;
2. O processo e os modelos de internacionalização;
3. As opções estratégicas em mercados internacionais
4. Avaliação e seleção de mercados internacionais
5. Born Global e os dilemas da adaptação e, ou padronização da estratégia de marketing ingternacional
6. O plano de marketing internacional
Objetivos gerais
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos das bases fundamentais do Marketing Relacional através da compreensão e operacionalização dos seus conceitos e ferramentas essenciais para, através destes, melhorar a relação com os seus clientes e alcançar os objetivos da empresa.
Competências a adquirir:
No final da Unidade Curricular o aluno deverá ser capaz de:
– Explicar o conceito de Marketing Relacional
– Criar uma proposta de valor orientada para a satisfação do cliente
– Planificar um sistema de Omnichannel para melhorar a relação com o cliente
– Delinear o funcionamento da loja física e a relação interpessoal com o cliente
– Planear a loja online e implementar sistemas de relacionamento com o visitante
– Definir uma estratégia para a utilização dos canais online na relação com o cliente
– Planear ações de mobile marketing e one-to-one
Conteúdos:
1. Conceito de Marketing Relacional
2. Proposta de valor e satisfação do cliente
3. Sistema Omnichannel e relação com o cliente
4. Loja física e relação personalizada
5. Loja online e estratégias de relacionamento
6. Canais digitais e relacionamento
7. Mobile marketing e comunicação one-to-one
Objetivos/competências:
No final do módulo, os estudantes: entenderão a negociação como oportunidade de gestão construtiva de conflitos; conhecerão estratégias de relacionamento negocial; saberão modelos estratégicos de negociação eficaz; identificarão as limitações irracionais à eficácia negocial.
Conteúdos:
1. Negociação como oportunidade de gestão construtiva de conflitos: natureza, tipos e competências de negociação.
2. Estratégias de relacionamento negocial: teoria e prática.
3. Modelos estratégicos de negociação eficaz: estratégias, táticas e manobras.
4. Negociação racional e inteligência emocional: limitações irracionais à eficácia negocial
Objetivos/competências:
Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos de conhecimentos e ferramentas fundamentais relacionados com a gestão da qualidade nos serviços. Pretende-se estruturar os conteúdos de forma a permitir uma constante ligação entre a teoria e a prática, ou seja, permitir que cada conteúdo de natureza conceptual, seja acompanhado pelas ferramentas necessárias de aplicação à realidade. As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através da intervenção constante e reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais associadas à gestão da qualidade. O recurso a estudos de caso, a pesquisa e análise de informação e à elaboração de trabalhos práticos, permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos de natureza mais conceptual apreendidos e simultaneamente promover processos de proatividade na criação e aplicação de conhecimento.
Conteúdos:
1. Qualidade no sector dos serviços;
2. Dimensões da qualidade;
3. Fatores e benefícios da qualidade no desempenho das empresas;
4. Modelos de gestão e avaliação da qualidade: modelo dos gaps; escala SERVQUAL; escala SERVPERF; modelo IPA;
5. Modelos de gestão e avaliação da satisfação; o modelo CSI;
6. Qualidade do serviço, satisfação e fidelização;
7. A gestão das reclamações; a recuperação do serviço e a retenção do cliente.
Objetivos/Competências:
Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo no contexto organizacional; demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos organizacionais; ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto organizacional; ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva; revelar capacidade de comunicação oral e escrita. No final do módulo, os estudantes: entenderão a negociação e a mediação como oportunidades de gestão construtiva de conflitos; conhecerão estratégias de relacionamento negocial; saberão modelos estratégicos de negociação eficaz e de mediação; identificarão as limitações irracionais à eficácia negocial e à eficácia em mediação.
Conteúdos:
1. Negociação como oportunidade de gestão construtiva de conflitos: natureza, tipos e competências de negociação.
2. Estratégias de relacionamento negocial: teoria e prática.
3. Modelos estratégicos de negociação eficaz: estratégias, táticas e manobras.
4. Negociação racional e inteligência emocional: limitações irracionais à eficácia negocial
Objetivos/Competências:
Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes: tomem conhecimento das tendências de mercado e consigam usar conceitos, modelos e ferramentas pertinentes para a recolha de informação sistemática; consigam usar esse conhecimento de modo pertinente e atempado na tomada de decisões ao nível estratégico e operacional; consigam desenvolver sistemas de monitorização no sentido de considerarem essas tendências parte integrante do seu processo de decisão de modo sistemático; consigam identificar fontes da informação a incluir nesses sistemas; consigam analisar os dados digitais disponíveis no sentido da produção de informação pertinente e fiável.
Conteúdos:
1. Modelos de identificação de tendências;
2. Gestão por cenários;
3. Modelos de orientação para o mercado;
4. Ferramentas e modelos para apoio à tomada de decisão;
5. Modelos de negócio com base digital; modelos de negócio com base na sustentabilidade;
6. Sistemas de recolha e análise de dados digitais.
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
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