Pós-graduação 100% On-line

Engenharia Informática com Análise de Dados

Data de inscrição

até 02 de Setembro de 2024

Data de início

09 de Setembro de 2024

Investimento

€ 3.500,00

Duração Full Time

10 meses

Duração Part Time

20 meses

A ascensão da internet e a transformação digital da sociedade são acontecimentos que têm gerado um grande volume de dados em diversas áreas.

A Pós-Graduação em Engenharia Informática com Análise de Dados não é um curso de gestão, mas sim uma formação completa voltada para a pesquisa e implementação, tanto a nível tecnológico, como a nível de dados. Os formadores do curso são especialistas e partilham conhecimento atualizado, para que o aluno esteja preparado para contextos de trabalho atuais.

Na formação, os alunos irão adquirir conhecimento avançado nas áreas de engenharia informática e análise de dados e aprofundar os conhecimentos tecnológicos adquiridos no 1o ciclo (licenciatura).

Ao longo das aulas, o aluno irá adquirir o conhecimento necessário para treinar futuros especialistas na área ou trabalhar nas melhores empresas de toda a Europa e desenvolver a capacidade analítica e o pensamento estratégico. Pode colaborar em trabalhos de investigação.

Profissionais que terminem o curso com distinção serão capazes de organizar grandes volumes de dados e desenvolver soluções que permitam aproveitar todo o potencial desses mesmos dados. A Pós-Graduação em Engenharia Informática com Análise de Dados abre as portas para cargos elevados em empresas de Portugal ou de toda a Europa.

No final será capaz de

Trabalhar com os melhores profissionais da área no desenvolvimento de sistemas e softwares de informação multimédia e em projetos de pesquisa e análise de dados. Com o conhecimento avançado da Pós-Graduação em Engenharia Informática com Análise de Dados, o profissional passará a ser um elemento essencial em qualquer negócio, pois irá ajudar a empresa a tomar decisões com base em dados concretos e não depender da intuição.

Público-alvo

Este curso é destinado a profissionais que trabalhem na área da informática ou que tenham interesse nas áreas de engenharia, informática e análise de dados e que tenham licenciatura em áreas semelhantes, como na área de tecnologia. O curso não exige experiência prévia em contexto prático.

Conheça os módulos, carga horária e conteúdos.

Perguntas frequentes

  • Diploma ou certificado de habilitações;

  • Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);

  • Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável

  • Curriculum Vitae (Modelo Europass);

  • Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV

  • Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);

Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)

 

Observações:

– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.

O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.  

Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos. 

NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.

Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos. 



A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.

A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.