A ascensão da internet e a transformação digital da sociedade são acontecimentos que têm gerado um grande volume de dados em diversas áreas.
A Pós-Graduação em Engenharia Informática com Análise de Dados não é um curso de gestão, mas sim uma formação completa voltada para a pesquisa e implementação, tanto a nível tecnológico, como a nível de dados. Os formadores do curso são especialistas e partilham conhecimento atualizado, para que o aluno esteja preparado para contextos de trabalho atuais.
Na formação, os alunos irão adquirir conhecimento avançado nas áreas de engenharia informática e análise de dados e aprofundar os conhecimentos tecnológicos adquiridos no 1o ciclo (licenciatura).
Ao longo das aulas, o aluno irá adquirir o conhecimento necessário para treinar futuros especialistas na área ou trabalhar nas melhores empresas de toda a Europa e desenvolver a capacidade analítica e o pensamento estratégico. Pode colaborar em trabalhos de investigação.
Profissionais que terminem o curso com distinção serão capazes de organizar grandes volumes de dados e desenvolver soluções que permitam aproveitar todo o potencial desses mesmos dados. A Pós-Graduação em Engenharia Informática com Análise de Dados abre as portas para cargos elevados em empresas de Portugal ou de toda a Europa.
Trabalhar com os melhores profissionais da área no desenvolvimento de sistemas e softwares de informação multimédia e em projetos de pesquisa e análise de dados. Com o conhecimento avançado da Pós-Graduação em Engenharia Informática com Análise de Dados, o profissional passará a ser um elemento essencial em qualquer negócio, pois irá ajudar a empresa a tomar decisões com base em dados concretos e não depender da intuição.
Este curso é destinado a profissionais que trabalhem na área da informática ou que tenham interesse nas áreas de engenharia, informática e análise de dados e que tenham licenciatura em áreas semelhantes, como na área de tecnologia. O curso não exige experiência prévia em contexto prático.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar e ser capaz de utilizar técnicas recentes e avançadas em controlo de concorrência, gestão de memória, recuperação e disponibilidade; analisar e otimizar código transacional, identificando as causas de possíveis anomalias e corrigindo-as; identificar limitações do Modelo Relacional em algumas situações; analisar, descrever e utilizar outros modelos que não o Relacional; analisar, comparar e avaliar modelos e arquiteturas diferentes em diferentes contextos.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: descrever as diferentes abordagens/áreas da IA; descrever e aplicar algoritmos básicos de IA; descrever e aplicar algoritmos de aprendizagem automática; utilizar em casos concretos aprendizagem profunda em casos de classificação e de regressão.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar e comparar as principais características e tecnologias aplicadas em sistemas ubicomp; descrever as tecnologias de comunicação sem fios na base dos sistemas ubicomp; identificar e comparar os protocolos, redes e serviços utilizados em sistemas ubicomp; utilizar micro-controladores, sensores e actuadores na prototipagem de sistemas ubicomp; combinar tecnologias de comunicação sem fios e plataformas de serviços na integração e automação de sistemas ubicomp.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: definir a arquitetura de uma aplicação web e os seus componentes; definir, justificar e escolher as tecnologias para cada componente da aplicação; demonstrar aplicação de métodos de análise de código, e de desempenho de aplicações; aplicar técnicas de programação adaptadas a grandes projetos; descrever e aplicar técnicas de acessibilidade, internacionalização e localização.
Esta unidade curricular tem como objetivo estudar particularidades da transmissão de dados em redes sem fios e os protocolos de comunicação sem fios mais relevantes. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: descrever a evolução e tendências de utilização dos protocolos de redes sem fios; identificar as limitações e contra medidas usadas em redes de comunicação sem fios; descrever os mecanismos de multiplexagem e acesso ao meio.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: gerir, planear, desenhar e desenvolver todo o projeto de um sistema; definir os componentes da arquitetura de um sistema; escolher as ferramentas de desenvolvimento adequadas; desenvolver todo o sistema, tanto na vertente do código como na documentação de toda a aplicação; definir um plano de automação de testes e qualidade de software; perceber os conceitos de integração, entrega e implementação contínua.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar como se concebem, se implementam e se avaliam sistemas de interação e de interface apoiados em tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de aplicações e serviços em organizações; aplicar técnicas e de compreender o contexto da sua utilização, nomeadamente considerando diferentes tipos de sistemas de computador, desde sistemas SCADA até ao uso da World Wide Web.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos e competências para o processamento estatístico e análise de dados considerando as suas condicionantes técnicas e legais, Interpretabilidade e segurança. Serão processados e analisados dados atendendo a estas condicionantes utilizando do software R.
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: identificar as principais características e tecnologias de aplicações móveis, com destaque para a plataforma Android; comparar as principais ferramentas de desenvolvimento de apps; desenhar apps em função dos principais aspectos que influenciam a sua arquitectura
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: aplicar operadores morfológicos em visão por computador, aplicar filtragem no domínio espacial, aplicar filtragem no domínio das frequências, explicar espaços de cor e segmentação de imagem baseada em cor e experimentar segmentação de objetos.
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
O Grupo Educacional Unis é uma Instituição de Ensino voltada para a excelência. Estamos constantemente investindo em técnicas, métodos, metodologias e estruturas mais modernas para oferecer o que há de melhor aos nossos alunos.
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