Tendo em conta o atual mercado competitivo, ter a capacidade de gerir um projeto de forma eficiente tornou-se uma característica indispensável para a contratação de gestores dentro das mais variadas áreas de negócio.
Com isto em mente, o MBA em Gestão de Projetos é organizado em 10 módulos da área científica de Gestão que permitirão o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais, para responder de forma ativa e criativa à apresentação, desenvolvimento e controlo de projetos.
A especialização na gestão de projetos assegura a formação multidisciplinar de profissionais, que poderão trabalhar em diversos setores, desde a indústria aos serviços, garantindo assim um vasto conjunto de opções de emprego, não só a nível nacional, mas também internacional.
A posição de “Project Manager” tem sido considerada como uma profissão do futuro, sendo um profissional especializado a opção mais adequada para liderar integralmente um projeto, alinhando os objetivos com os investimentos disponíveis.
Gerir um projeto do início ao fim, utilizando competências conceptuais, técnicas e interpessoais em várias áreas funcionais da empresas, adquiridas ao longo do curso, e que lhe permitem enfrentar os novos desafios da gestão.
Escolher e coordenar equipas dentro de projetos multidisciplinares, identificando e gerindo pontos críticos para garantir o sucesso do projeto.
Profissionais com formação em diferentes áreas, e que procuram expandir os seus conhecimentos no âmbito da gestão de projetos, bem como profissionais que desejem ocupar cargos de liderança em diferentes projetos.
Destaca-se que, para frequentar o MBA em Gestão de Projetos, não é necessário ter experiência de trabalho anterior em funções de gestão; no entanto, visão estratégica, capacidade de análise quantitativa e domínio de novas tecnologias de informação são características valorizadas para trabalhar na gestão de projetos.
Objetivos/competências:
Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, os formandos sejam capazes de: aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real; comunicar as suas conclusões –e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes–quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações.
2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização.
2.2. Taylorismo e standartização.
3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”.
3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam.
3.2. Organizações ambidestras.
3.3. Plataformas e ecosistemas.
4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações
5. Gestão da inovação nas organizações.
Objetivos/competências:
Conhecer os instrumentos jurídicos que emergem das relações económicas e financeiras nos mercados internos e internacionais. Compreender a importância do “contrato” nas definições e condições das “relações de mercado”). Conhecer as especificidades dos contratos comerciais e as as principais técnicas de contencioso
Conteúdos:
1. Descrição de alguns institutos contratuais que caracterizam as relações comerciais e financeiras atuais (internas, internacionais e, ou transnacionais)
2. Tipos de contrato
3. Técnicas do “contencioso contratual privado”
Objetivos:
Este módulo tem como objetivo permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.
Competências: Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos:
1. Definições e Função da Pesquisa de Mercado e da Inteligência Competitiva.
2. Pesquisa Qualitativa.
3. Medição e Escalas de Medição.
4. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança.
5. Os Questionários.
6. Análise de Dados (SPSS)
Objetivos/competências:
Compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade e desenvolvimento da função qualidade; conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas com recurso a programa de software; interpretar os desafios na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência.
Conteúdos:
1. Organização e Gestão da Qualidade, conceitos e teorias
2. Ferramentas Clássicas da Qualidade
3. Qualidade Total
Objetivos/competências:
Compreender a importância da gestão de riscos para os projetos. Conhecer as principais fontes de riscos de um projeto; identificar riscos de forma correta; medir riscos de forma qualitativa e quantitativa; utilizar técnicas de estimativas de riscos; identificar cenários de riscos; priorizar riscos em projetos.
Conteúdos:
Conceito de risco. Diferença de riscos e incerteza. Função da gestão de riscos em projetos. O contexto da gestão de riscos. Gestão de riscos e outras áreas de gestão. Visão geral dos processos de gestão de riscos. Adequação da gestão de riscos ao projeto. Fontes de risco. Técnicas de identificação de riscos. Descrição de riscos. Causas e efeitos. Categorização de riscos. A avaliação da probabilidade e impacto. Exposição ao risco. Avaliação ponderada dos riscos. Priorização qualitativa de riscos. Matrizes de riscos. Técnicas de estimativa. Valor Esperado dos Riscos. Valor esperado do Projeto. Análise Quantitativa. Cenários de Risco. Cálculo do Melhor Caso e Pior Caso. Priorização quantitativa de riscos.
Objetivos/competências:
O módulo visa sensibilizar os formandos para a importância da comunicação no seio da gestão de projetos, dotá-los de capacidades e competências para planearem e implementarem uma estratégia de comunicação. No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: reconhecer a importância da comunicação na gestão de projetos; distinguir diferentes tipos de comunicação; desenvolver processos de diagnóstico e planeamento estratégico no âmbito da comunicação; aplicar os conhecimentos e utilizar os diferentes instrumentos e técnicas de comunicação ao serviço da promoção e desenvolvimento de projetos institucionais.
Conteúdos:
1. A comunicação no desenvolvimento de projetos
2. Princípios de comunicação para a divulgação do projeto
3. Técnicas para engagement com os stakeholders
4. Técnicas promocionais
5. Comunicação digital
6. Apresentações públicas de projetos
7. O plano de comunicação para projetos
Objetivos/competências:
Descrever o processo de tomada de decisões de forma racional e analisar a sua importância na gestão das organizações; caracterizar as decisões empresariais quanto a rotina, grau de incerteza e risco e analisar a sua importância relativa conforme os diversos níveis de gestão; apresentar alguns métodos auxiliares na tomada de decisões destinados a aumentar o seu grau de racionalidade e a reduzir a incerteza e o risco; caracterizar os tipos, níveis e critérios de gestão de projetos; dar a conhecer ferramentas auxiliares para o planeamento, programação e gestão de de projetos; definir projeto e gestão de projetos; caracterizar os critérios e áreas de decisão na gestão de projetos; apresentar ferramentas para a gestão de projetos com base em tempo e tempo-custo; definir processos de otimização na gestão de projetos.
Conteúdos:
1. O processo de tomada de decisões;
2. Tipos de decisões e fatores condicionantes; métodos de tomada de decisões;
3. Ferramentas auxiliares da tomada de decisões: árvore de decisão;
4. Gestão por cenários: níveis, critérios e funções na gestão de projetos;
5. Ferramentas de tempo e custo: Gant; PERT, CPM;
6. Tempo-custo.
Objetivos/Competências:
No final do módulo os estudantes deverão: ter presente o conceito de Investimento e de Projeto de Investimento; distinguir entre diferentes projetos de investimento tendo em conta os diferentes critérios de classificação; ter presente os conceitos base essenciais à análise de Projetos de Investimento; identificar as diferentes etapas dos projetos, reconhecendo a utilidade dos estudos prévios e dos instrumentos de previsão aplicados aos cash-flows do projeto; comprovar a capacidade de resolução de problemas no âmbito da análise de investimentos, pela aplicação dos critérios na escolha e seleção de projetos; saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas para avaliar o impacto da Inflação e de alguns fatores de risco na análise de Investimentos.
Objetivos/Competências:
Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo no contexto organizacional; demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos organizacionais; ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto organizacional; ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva; revelar capacidade de comunicação oral e escrita. No final do módulo, os estudantes: entenderão a negociação e a mediação como oportunidades de gestão construtiva de conflitos; conhecerão estratégias de relacionamento negocial; saberão modelos estratégicos de negociação eficaz e de mediação; identificarão as limitações irracionais à eficácia negocial e à eficácia em mediação.
Conteúdos:
1. Negociação como oportunidade de gestão construtiva de conflitos: natureza, tipos e competências de negociação.
2. Estratégias de relacionamento negocial: teoria e prática.
3. Modelos estratégicos de negociação eficaz: estratégias, táticas e manobras.
4. Negociação racional e inteligência emocional: limitações irracionais à eficácia negocial
Objetivos/competências:
Este módulo permite a preparação para o exame de certificação PMP PMI – Project Management Professional. A certificação PMP é a principal certificação do Project Management Institute ® (PMI ®) e demonstra que o candidato tem competências em gestão de projetos, e sabe aplicar as boas práticas internacionais do PMI nos seus projetos.
Conteúdos:
1. Equipa, stakeholders e Iniciação;
2. Planeamento e Controlo das áreas de conhecimento técnicas;
3. Execução e gestão do trabalho e das Entregas;
4. Controlo e Gestão da Equipa e Stakeholders;
5. Avaliação de benefícios e ligação com o negócio.
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
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