O mercado global de logística está em constante crescimento, associado quer à crescente complexidade das cadeias de abastecimento, quer ao aumento dos investimentos relacionados com a tecnologia de informação, tendo-se por isso intensificado a procura por profissionais qualificados.
Neste contexto, o MBA em Logística, organizado em 10 unidades curriculares, abrange um vasto leque de atividades logísticas, numa perspetiva sistémica e integrativa das diferentes áreas funcionais das organizações.
Tratando-se de atividades transversais a todas as organizações, após a conclusão do curso, o profissional poderá trabalhar em diferentes setores, expandindo assim as suas oportunidades de emprego, a nível nacional e internacional.
Através desta especialização é possível atuar em áreas como a gestão da informação de processos logísticos, gestão de inventários, gestão de transportes, ou gestão de cadeias de abastecimento, tendo como potenciais saídas profissionais, os cargos de assistente operacional, analista de logística, gestor de distribuição ou diretor de logística.
Analisar e resolver problemas que surgem em contexto de trabalho, colocando em prática competências conceptuais, técnicas e interpessoais adquiridas ao longo do curso.
Enfrentar os novos desafios da gestão empresarial, desde a criação de planos de negociação com fornecedores e clientes à gestão de riscos do setor logístico, bem como desenvolver competências logísticas funcionais, em todas as fases da cadeia de fornecimento, alinhadas com as áreas de marketing, produção e finanças.
Profissionais de diferentes áreas, que visam participar ativa e eficazmente na gestão logística das empresas. Para participar no MBA em Logística, não é necessária experiência de trabalho em funções de gestão; no entanto, uma visão estratégica, capacidade de análise de dados quantitativos e domínio de novas tecnologias de informação são características valorizadas para trabalhar no sector logístico.
Objetivos/competências:
Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, os formandos sejam capazes de: – aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real. – comunicar as suas conclusões–e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes–quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações.
2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização.
2.2. Taylorismo e standartização.
3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”.
3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam.
3.2. Organizações ambidestras.
3.3. Plataformas e ecosistemas.
4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações
5. Gestão da inovação nas organizações.
Objetivos/competências:
Analisar o âmbito da Gestão das Operações, identificando as atividades que tipicamente competem à função operações; Analisar a importância que a Gestão de Operações tem no alcance dos objetivos estratégicos do negócio; Descrever as especificidades da Gestão das Operações em serviços; Analisar a importância da gestão de projetos; Examinar as funções e atividades da logística, bem como os seus inputs e outputs; Descrever o funcionamento da Cadeia de Abastimento com gestão colaborativa; Analisar a configuração da Cadeia de Abastecimento.
Conteúdos:
Objetivos:
Este módulo tem como objetivo permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.
Competências:
Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos:
1. Definições e Função da Pesquisa de Mercado e da Inteligência Competitiva.
2. Pesquisa Qualitativa.
3. Medição e Escalas de Medição.
4. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança.
5. Os Questionários.
6. Análise de Dados (SPSS)
Objetivos/competências:
Compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade e desenvolvimento da função qualidade; conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas com recurso a programa de software; interpretar os desafios na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência.
Conteúdos:
1. Organização e Gestão da Qualidade, conceitos e teorias
2. Ferramentas Clássicas da Qualidade
3. Qualidade Total
Objetivos/competências:
Enquadrar a gestão logística na gestão da cadeia de abastecimento; reconhecer a dinâmica da CA, identificar os elementos e as vantagens do planeamento agregado da CA.
Conteúdos:
1. Introdução e conceitos básicos
2. Gestão logística e da CA
3. Medidas de desempenho da CA
4. Modelos de gestão colaborativa
5. Gestão integrada da cadeia de abastecimento
Objetivos/competências:
Explicar a importância da gestão de stocks; realizar a análise ABC e previsões da procura como fonte de informação para a gestão de stocks; explicar o raciocínio subjacente à gestão económica de stocks; calcular a quantidade ótima a encomendar no âmbito dos diferentes modelos; medir os efeitos resultantes do afastamento da gestão económica de stocks; reconhecer os tipos de incerteza relacionados com os stocks e a necessidade de modelos probabilísticos; enquadrar o armazenamento na logística.
Conteúdos:
1. Informação para a gestão de stocks
2. Gestão económica de stocks: métodos para procura independente e determinística
3. Gestão económica de stocks: métodos para procura independente e estocástica
4. Operações básicas de armazenagem e layout do armazém
Objetivos/competências:
Compreender a problemática do Desenvolvimento Sustentável, a sua génese e evolução histórica; reconhecer o papel da responsabilidade social empresarial na promoção do Desenvolvimento Sustentável; identificar as melhores práticas de responsabilidade social empresarial; conhecer os principais instrumentos e ferramentas de apoio à gestão da responsabilidade social empresarial.
Conteúdos:
1. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
2. A Agenda 21 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU
3. Contribuições das empresas para o Desenvolvimento Sustentável
4. Sustentabilidade em contexto organizacional.
5. Responsabilidade social empresarial
6. Casos de estudo.
Objetivos:
No final deste disciplina, você será capaz de: identificar o objeto dos sistemas de informação e logística, analisar e relacionar as componentes suas constituintes e reconhecer exemplos de aplicação no mundo real; identificar as principais aplicações logísticas; descrever as suas componentes e vantagens e reconhecer exemplos de aplicação no mundo real; descrever e explicar o conceito de Indústria 4.0 e determinar o seu impacto na logística; dominar o conceito e desenvolver KPI (Key Performance Indicator) em logística.
Conteúdos:
1. Objeto e conceitos em Sistemas de Informação logística
2. ERP: Enterprise resource planning Software
3. WMS: Warehouse Management System
4. TMS (Transportation Management System)
5. Logistica 4.0
6. Construção de KPI (Key Performance Indicator) em logística
Objetivos/Competências:
Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo no contexto organizacional; demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos organizacionais; ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto organizacional; ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva; revelar capacidade de comunicação oral e escrita. No final do módulo, os estudantes: entenderão a negociação e a mediação como oportunidades de gestão construtiva de conflitos; conhecerão estratégias de relacionamento negocial; saberão modelos estratégicos de negociação eficaz e de mediação; identificarão as limitações irracionais à eficácia negocial e à eficácia em mediação.
Conteúdos:
1. Negociação como oportunidade de gestão construtiva de conflitos: natureza, tipos e competências de negociação.
2. Estratégias de relacionamento negocial: teoria e prática.
3. Modelos estratégicos de negociação eficaz: estratégias, táticas e manobras.
4. Negociação racional e inteligência emocional: limitações irracionais à eficácia negocial
Objetivos/competências:
Reconhecer o papel dos transportes na Cadeia de Abastecimento; identificar e caracterizar os diferentes sistemas de transporte; identificar a forma de orçamentação de um transporte; conhecer as responsabilidades do transportador; compreender os diferentes problemas associados ao planeamento de rotas; compreender a decisão de investimento ou subcontratação.
Conteúdos:
1. O papel dos transportes na cadeia de abastecimento
2. Convenções e Tratados que regulam os transportes (enquadramento legal)
3. Os sistemas de transporte
4. Custos e orçamentação do transporte
5. Responsabilidades e seguros dos transportes
6. Planeamento de rotas
7. Subcontratação ou exploração própria
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
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