O mundo empresarial é repleto de desafios nos mais diversos setores. Sabendo disso, ter profissionais capazes de dar uma resposta criativa e inovadora a esses desafios é uma mais valia para qualquer negócio.
É este o objetivo do MBA em Ciências Empresariais: formar profissionais capazes de dar resposta aos mais diversos desafios que surgem no meio empresarial.
O MBA encontra-se organizado em 10 módulos da área científica da Gestão, nos quais serão adquiridas competências científicas, técnicas e relacionais. As aulas terão uma componente orientada para a resolução de problemas complexos que surgem habitualmente em contexto de trabalho.
O conhecimento abrangente adquirido no MBA em Ciências Empresariais oferece uma vantagem competitiva aos profissionais, alargando as oportunidades de emprego em empresas a nível nacional e internacional.
Após a conclusão do curso, o profissional terá ainda as competências necessárias para criar e gerir uma empresa de forma inovadora e criativa.
Encontrar soluções profissionais adequadas e inovadoras para os desafios que surgem diariamente no ambiente empresarial.
Profissionais graduados em diferentes áreas científicas (engenharia, saúde, educação ou com certificados na área de tecnologia) e que pretendam dar melhor resposta aos desafios que surgem nas empresas. Os alunos não precisam de ter experiência de trabalho em funções de gestão.
Objetivos/competências:
Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, os formandos sejam capazes de: aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real; comunicar as suas conclusões –e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes– quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações.
2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização.
2.2. Taylorismo e standartização.
3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”.
3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam.
3.2. Organizações ambidestras.
3.3. Plataformas e ecosistemas.
4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações
5. Gestão da inovação nas organizações.
Objetivos/competências:
Analisar o âmbito da Gestão das Operações, identificando as atividades que tipicamente competem à função operações; Analisar a importância que a Gestão de Operações tem no alcance dos objetivos estratégicos do negócio; Descrever as especificidades da Gestão das Operações em serviços; Analisar a importância da gestão de projetos; Examinar as funções e atividades da logística, bem como os seus inputs e outputs; Descrever o funcionamento da Cadeia de Abastimento com gestão colaborativa; Analisar a configuração da Cadeia de Abastecimento.
Conteúdos:
Objetivos:
Este módulo tem como objetivo permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.
Competências:
Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos:
1. Definições e Função da Pesquisa de Mercado e da Inteligência Competitiva.
2. Pesquisa Qualitativa.
3. Medição e Escalas de Medição.
4. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança.
5. Os Questionários.
6. Análise de Dados (SPSS)
Objetivos/Competências:
Compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade e desenvolvimento da função qualidade; conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas com recurso a programa de software; interpretar os desafios na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência.
Conteúdos:
1. Organização e Gestão da Qualidade, conceitos e teorias
2. Ferramentas Clássicas da Qualidade
3. Qualidade Total
Objetivos/competências:
Compreender as diferentes práticas de gestão em diferentes contextos e ambientes empresariais
Objetivos/competências:
Dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e da Comunicação Empresarial e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso. Em concreto: i) Desenvolver um raciocínio e uma atitude de orientação para os clientes e para o mercado, ii) Avaliar o valor dos clientes, iii) Segmentar o mercado e posicionar a oferta, iv) Capacidade de planeamento de estratégias de marketing, v) Capacidade de análise dos principais modelos de portefólio de produtos. Vi) Desenvolver estratégias e campanhas de comunicação
Conteúdos:
1. Definição, Conceitos e Funções de Marketing
2. Comportamento dos consumidores
3. A Segmentação Diferenciação e Posicionamento
4. Planeamento Estratégico e a Auditoria de Marketing
5. A Gestão do Marketing Mix
6. Gestão da Comunicação Empresarial
Objetivos/competências:
Compreender a problemática do Desenvolvimento Sustentável, a sua génese e evolução histórica; reconhecer o papel da responsabilidade social empresarial na promoção do Desenvolvimento Sustentável; identificar as melhores práticas de responsabilidade social empresarial; conhecer os principais instrumentos e ferramentas de apoio à gestão da responsabilidade social empresarial.
Conteúdos:
1. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
2. A Agenda 21 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU
3. Contribuições das empresas para o Desenvolvimento Sustentável
4. Sustentabilidade em contexto organizacional.
5. Responsabilidade social empresarial
6. Casos de estudo.
Objetivos/competências:
Aplicar os princípios de decisão e avaliação financeira; sensibilizar os alunos para a importância do valor da empresa e a importância dos dividendos e dotar o aluno com as competências necessárias à sua maximização; conhecer os principais instrumentos derivados e os seus métodos de avaliação; transmitir um conjunto integrado de métodos e técnicas de suporte à decisão
financeira, quer a curto prazo, quer a médio e longo prazo.
Conteúdos:
1. Conceito de finanças empresariais
2. Estrutura de capitais
3. Política de dividendos
4. Avaliação de empresas
5. Reestruturação de empresas
6. Teoria de avaliação de derivados
Objetivos/Competências:
Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo no contexto organizacional; demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos organizacionais; ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto organizacional; ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva; revelar capacidade de comunicação oral e escrita. No final do módulo, os estudantes: entenderão a negociação e a mediação como oportunidades de gestão construtiva de conflitos; conhecerão estratégias de relacionamento negocial; saberão modelos estratégicos de negociação eficaz e de mediação; identificarão as limitações irracionais à eficácia negocial e à eficácia em mediação.
Conteúdos:
1. Negociação como oportunidade de gestão construtiva de conflitos: natureza, tipos e competências de negociação.
2. Estratégias de relacionamento negocial: teoria e prática.
3. Modelos estratégicos de negociação eficaz: estratégias, táticas e manobras.
4. Negociação racional e inteligência emocional: limitações irracionais à eficácia negocial
Objetivos/competências:
Partindo da definição e enquadramento da Gestão Orçamental no ciclo de planificação, são apresentadas as principais técnicas de elaboração e articulação dos diferentes orçamentos, bem como das demonstrações financeiras previsionais deles emergentes. É ainda enfatizada a importância da análise dos desvios, dentro dos princípios do controlo de gestão. No final, o aluno deverá ser capaz de elaborar o orçamento de uma empresa, as respetivas demonstrações financeiras previsionais, e calcular e analisar os desvios, propondo medidas corretivas.
Diploma ou certificado de habilitações;
Certidão de disciplinas (não é um documento obrigatório no ato da matrícula);
Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável
Curriculum Vitae (Modelo Europass);
Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV
Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
Certificado de conclusão do ensino secundário (obrigatório para quem não é graduado e vai utilizar a experiência profissional para candidatura)
Observações:
– Como o curso é 100% online o cartão de residencia não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
– Documentos que constem em Inglês, Frances e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiómas precisa de uma tradução oficial.
– Para os candidatos cuja a lingua nativa não e o português, precisa enviar comprovante de proeficicência linguistica que contenha a nota mínina B2.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
Todos os módulos/ disciplinas têm avaliações. As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
NÃO existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Sim, durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas (https://www.instructure.com/), um dos mais modernos LMS do mercado.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/ interação é assíncrona, ou seja, o aluno não é obrigado a estar disponível num dia ou hora específicos. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
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